Comunicação assertiva no trabalho: o que é e 6 dicas

Comunicação assertiva é a capacidade de um indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão.
Quatro pessoas estão reunidas em volta de uma mesa em um escritório, envolvidas em uma discussão que reflete comunicação assertiva no trabalho. Três delas estão sorrindo, contribuindo para a atmosfera positiva. Papéis e xícaras de café espalhados pela mesa, enquanto uma luz brilhante ilumina cadeiras vazias e plantas ao fundo.

Índice

Encontrar formas de interagir e conviver com a equipe de trabalho é essencial para construir um time coeso. Por isso, uma das inteligências sociais mais valorizadas é a comunicação assertiva, que é aquela que passa as informações com clareza, dinâmica e respeito.

É uma maneira essencial de também manter o clima organizacional saudável na empresa, o primeiro passo para gerar melhorias na rotina da empresa.

Além disso, uma comunicação assertiva é capaz de proporcionar a redução do estresse e ansiedade, por lidar com as situações de forma mais calma e leve, evitando conflitos necessários.

Para saber sobre dicas de aplicação da comunicação assertiva no trabalho, continue a leitura.

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é a capacidade de um indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão. Um conceito que basicamente vai contra qualquer tipo de comunicação agressiva, insensível ou desrespeitosa.

O grande objetivo da comunicação assertiva é fazer com que você se sinta entendido pelos demais, utilizando técnicas para se comunicar da melhor forma possível, fazendo com que sua mensagem seja entregue da forma como você havia imaginado.

Algumas características pessoais contribuem para essa comunicação assertiva, como confiança, transparência e segurança, mas pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Segundo a revista The Economist, 44% das empresas relatam que a falta de comunicação interna causou atrasos nos processos, o que faz com que essa habilidade seja ainda mais contemplada.

Benefícios da comunicação assertiva

A comunicação assertiva oferece vários benefícios que podem ser úteis no trabalho e na vida pessoal. 

Ruídos de comunicação na empresa podem causar consequências enormes, como retrabalho e mal-entendidos. Com assertividade, os colaboradores se sentem melhores, porque são ouvidos e, assim, produzem mais, aumentando, também, o engajamento das equipes.

A comunicação assertiva também gera mais qualidade de resolução de problemas dos clientes, por meio do time comercial ou de sucesso ao cliente, ajudando na jornada de compra.

Há, ainda, melhorias na retenção de talentos e na redução da taxa de rotatividade da empresa. Afinal, quando a comunicação é ruim e pouco efetiva, muitas pessoas desejam sair da empresa.

Além disso, a comunicação assertiva traz:

  • melhoras na capacidade de se expressar e de relacionamento com gestores
  • mais respeito ao time e ao mercado
  • ajuda em negociações
  • auxilia na resolução de conflitos
  • reduz o estresse causado por ruídos na comunicação

É uma habilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida.

Caso contrário, uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI) revelou que 76% das 300 grandes empresas entrevistadas apontaram falhas na comunicação como a principal causa de insucessos em diversas atividades corporativas.

O que não é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva não se refere à suposição de que aquele indivíduo está sempre certo, está mais relacionada à capacidade de uma pessoa conseguir transmitir as ideias e sentimentos de forma clara.

Pontuar algumas questões de melhorias no trabalho não quer dizer que a comunicação foi agressiva, tudo depende da forma como é falado e a postura das pessoas naquela relação.

Por exemplo, dizer que é importante não cometer erros em um projeto, é uma forma de se comunicar de maneira assertiva. Contudo, reforçar essa necessidade em cobranças desnecessárias e de forma recorrente, é agressivo.

6 dicas de comunicação assertiva no trabalho

Quatro pessoas sentam-se ao redor de uma mesa em um escritório iluminado, envolvidas em comunicação assertiva. Elas seguram papéis e dispositivos eletrônicos enquanto tomam café. A sala tem móveis modernos e janelas grandes, criando um ambiente ideal para discussões eficazes no local de trabalho.

Para desenvolver uma comunicação assertiva, é necessário ter prática diária em seu cotidiano. Não é uma habilidade com regras fixas e sim dicas de como aplicar com mais facilidade e desenvoltura. Por isso, vale ir se aprimorando com o tempo.

Tenha uma escuta ativa

O primeiro passo para desenvolver a comunicação assertiva é ter uma escuta ativa, ou seja, ouvir de forma atenta o que o outro quer dizer, sem interrupções, esperando a vez de cada um falar. 

Isso ajuda a criar um ambiente saudável em que todos tem sua vez de fala e é essencial para evitar tarefas perdidas, prazo desconexos e retrabalho. Além disso, é uma prática importante para a valorização dos colaboradores, que se sentem acolhidos e escutados.

A escuta ativa evita situações como uma sala de reunião lotada em que todos falam ao mesmo tempo, informações perdidas que depois são trazidas de volta e falta de atenção.

Busque esclarecimento 

Em alguns momentos, é normal não ter entendido alguma informação ou entendido de forma errada. Ao invés de apenas seguir com aquela antiga ideia, pergunte e esclareça suas dúvidas de forma leve e sincera, isso faz parte da comunicação assertiva.

Isso evita situações de adivinhação no ambiente de trabalho, alinha expectativas e tarefas. Por isso, é necessário buscar esclarecimento assim que uma dúvida surgir, afinal, não há pergunta boba.

Pense antes de falar e repita se necessário

Estruture sua necessidade e o que você sente antes de falar, para que a mensagem fique mais clara possível. Se necessário, peça um tempo para que você formule a frase da melhor forma possível.

Mas é comum que, mesmo que você tenha tentado se expressar da melhor forma, a pessoa não receba a mensagem do jeito que você gostaria. Uma boa tática é tentar repetir a ideia de outra forma e observar a linguagem corporal das pessoas, se elas se apresentarão confortáveis e confiantes, ou não. 

Analise as soluções

Buscar soluções viáveis no trabalho é normal e essencial para resolver qualquer situação. É necessário encontrar formas de se comunicar que caminham para uma solução eficaz. Assim, você evita discussões acaloradas que apenas fogem do ponto central a ser discutido.

Ao invés de atribuir a culpa a alguém, tente entender o erro para que ele não se repita e busque a solução ideal para aquela situação. Principalmente se você for um líder, cabe a você trazer essas estratégias de solução.

Evite suposições

Ao invés de supor algum pensamento ou algum comportamento de alguém que seja parte da equipe, não tenha vergonha de questionar.

Um líder não pode supor que informações estejam claras ao time, assim como um colaborador não pode supor que o líder já tem conhecimento de uma situação.

Para a comunicação assertiva dar certo, é necessário sempre manter todos em conhecimento das situações. Torne as situações extremamente claras, falando de forma objetiva e direta, com controle de emoções.

Seja flexível

Entenda que lidar com pessoas nem sempre é fácil e cada uma delas tem suas particularidades e necessidades. Talvez algumas situações não vão se desenvolver conforme o esperado. Então, é necessário ser flexível para entender e desenvolver as mudanças.

Além disso, cada situação demanda um tipo de comportamento. É necessário entender essas diferenças e agir da melhor forma possível, identificando, até mesmo, qual o momento certo para cada tipo de conversa.

Todas essas práticas contribuem para a construção de uma cultura organizacional saudável e tornam sua empresa uma boa marca empregadora.

Tipos de comunicação assertiva

A comunicação assertiva envolve um conjunto de boas práticas. No ambiente de trabalho, é necessário entender qual tipo de comunicação você deseja transparecer. Trouxemos algumas informações importantes para essa situação.

Comunicação assertiva não verbal

A comunicação assertiva não verbal é feita por meio dos gestos e da postura. Conseguimos identificar o sentimento das pessoas e suas travas neste momento. Pode ser usada para, também, adquirir reconhecimento no trabalho e construção de uma imagem positiva.

Por exemplo, em uma conversa mais séria com um colaborador, é necessário adotar uma postura mais confiante e segura, para transparecer o que realmente deseja passar.

Comunicação assertiva verbal

Além das dicas que foram dadas anteriormente, para uma comunicação assertiva verbal é necessário manter a comunicação não verbal de acordo com a mensagem que você deseja passar. 

Por exemplo, se você está recebendo um feedback negativo, não é legal que permaneça de braços cruzados, isso demonstra que você não está receptivo às sugestões e críticas que lhe foram passadas.

Comunicação assertiva paraverbal

Essa comunicação está associada ao tom de voz e ritmo da fala, essenciais para passar segurança e ânimo para o time, deixando-o mais engajado. 

É necessário cuidar para não exagerar no tom e, para que a mensagem seja clara, manter uma fluidez boa.

Comunicação assertiva fora do trabalho

Para além do trabalho, se relacionar com as pessoas de forma positiva é essencial. Por isso, aqui vai algumas outras dicas para manter essa comunicação assertiva

Demonstre compreensão

Ser uma pessoa compreensiva é essencial para demonstrar que você está exercitando uma escuta ativa. É bom observar como outras pessoas se comunicam, para ter uma base e critério de quais atitudes são positivas ou não.

Fale no momento certo e tenha embasamento

Sempre aguarde sua vez de falar, antes de interromper outras pessoas. Além disso, caso discorde de alguém ou de alguma fala, demonstre sua opinião por meio de dados e  pesquisas. Isso ajuda a capacidade de argumentação e diálogo.

Pratique empatia 

A empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é essencial para uma comunicação assertiva para entender os sentimentos e questões da outra pessoa. Isso te ajuda a adaptar a mensagem de acordo com quem está conversando.

Ao investir na comunicação assertiva para alcançar a motivação dos colaboradores, sua empresa poderá colher os frutos de um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo, o que, por sua vez, resulta em melhores resultados para o negócio como um todo.

Se você deseja fortalecer o relacionamento com seus colaboradores e implementar ações que promovam saúde, bem-estar e engajamento, conheça as soluções da MediQuo. Invista no futuro da sua organização começando por quem faz parte dela.

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