A Organização Mundial da Saúde concluiu que o Brasil é o país mais ansioso da América Latina. Isso, atrelado ao fato de que o brasileiro passa o maior tempo do dia no ambiente de trabalho que, muitas vezes, pode ser tóxico, pode gerar problemas com ansiedade e até mesmo crise de ansiedade no trabalho.
O estigma da ansiedade tem sido cada vez mais desmistificado. Contudo, pouco se fala nas crises de ansiedade no trabalho. É necessário entender quais os comportamentos mais assertivos, bem como construir um ambiente de trabalho de acolhimento.
Neste post vamos te ajudar a identificar se um colaborador está em crise de ansiedade no trabalho e como agir diante dela.
O que é uma crise de ansiedade?
A ansiedade é um sentimento comum e normal como tantos outros. É normal que uma pessoa se sinta ansiosa antes de uma apresentação importante, ou antes de uma entrega de projeto, por exemplo. É um sentimento necessário para situações de perigo e risco, atuando na tomada de decisão. Contudo, é um sentimento que tende a ir embora quando não há nenhum tipo de distúrbio.
Quando a ansiedade fica mais frequente a ponto de dificultar uma vivência saudável e tranquila, interferindo nas tarefas diárias, ela para de ser um sentimento e se torna um distúrbio.
A partir desse momento, a pessoa que tem um transtorno de ansiedade se sente preocupada o tempo inteiro, permanecendo em estado de alerta de forma contínua e excessiva.
A crise de ansiedade são episódios em que a sensação de alerta, perigo e desespero vem à tona e domina a mente do indivíduo, provocando uma descarga de adrenalina e noradrenalina no corpo.
A crise de ansiedade é uma resposta intensa do corpo a situações que a mente identifica como sendo muito estressantes ou ameaçadoras.
Normalmente, isso acontece quando o indivíduo com esse distúrbio já passou um pouco período se sentindo ansiosa constantemente, ou enfrenta uma situação que seja gatilho para uma crise, como prazos apertados no trabalho, abuso moral e responsabilidades crescentes.
Sintomas de uma crise de ansiedade
A crise de ansiedade pode apresentar diversos sintomas a depender da pessoa e do ambiente em que ela está inserida, bem como da intensidade da crise.
Os primeiros sintomas de uma crise de ansiedade são a respiração ofegante, pensamento acelerado e aumento da frequência cardíaca. Além desses, a pessoa pode apresentar, em uma crise de ansiedade:
- sudorese
- tremores
- falta de ar
- sensação de sufocamento
- tontura
- náusea
- calafrios ou ondas de calor
- dormência nos membros superiores ou inferiores
- visão borrada
- tensão muscular
- medo de morrer
- pensamentos desconexos
- preocupação excessiva
- sensação de desconexão do corpo e mente
- choro incontrolável.
Além dos sintomas físicos, a crise de ansiedade pode vir com a sensação iminente de perda de controle e terror avassalador, atingindo um pico por alguns minutos e, logo depois, deixa a sensação de exaustão emocional.
Sintomas de ansiedade no trabalho
Antes que uma crise de ansiedade no trabalho venha a acontecer, alguns sintomas de ansiedade podem ser identificados ao longo do tempo, sendo eles os mais frequentes:
- Preocupação excessiva: com pensamentos constantes e ininterruptos sobre prazos, entregas, projetos, desempenho e expectativas que são intensificados pela falta de abertura para comunicação com os líderes.
- Irritabilidade: estar constantemente irritado com colegas e superiores, demonstrando atitudes agressivas e respostas impacientes
- Fadiga: com a sensação de cansaço extremo mesmo após uma boa noite de sono
- Evasão: tentativa de evitar conversas, reuniões ou sessões de feedback
É importante que, diante esses sintomas, a empresa repense, também, como faz seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, quais sentimentos a cultura organizacional gera a todos eles e como eles são acolhidos nesse ambiente.
Leia também: Qual o papel da empresa com o colaborador em depressão no trabalho?
Como é uma crise de ansiedade no trabalho?
Uma crise de ansiedade no trabalho pode ser manifestada de diferentes formas a depender de como é a cultura organizacional da sua empresa e se seu colaborador se sente seguro ou não naquele ambiente.
A crise de ansiedade no trabalho pode ser resultado de diversos gatilhos como pressão excessiva, excesso de demandas e responsabilidades, metas intangíveis, carga horária extensa, comunicação agressiva, abuso moral, entre outros.
A crise de ansiedade no trabalho pode ser desencadeada por uma situação pontual, por exemplo, após uma reunião específica ou por um acúmulo de fatores.
O líder direto e o RH devem conhecer quais são os sintomas de uma crise de ansiedade no trabalho para identificá-la logo no começo e agir com assertividade para controlá-la. É necessário, também, que a pessoa que está em crise de ansiedade no trabalho seja levada para um ambiente seguro e confortável.
O que fazer quando se tem uma crise de ansiedade no trabalho?
Se você está vivendo uma crise de ansiedade no trabalho ou deseja se preparar para tal, lembre-se que é importante adotar algumas medidas para aliviar os sintomas, como:
- Respiração controlada: controle o fluxo da sua respiração, sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca, isso pode ajudar a restaurar a calma. Mantenha essa respiração durante todo o processo
- Faça técnicas de aterramento: é importante que, neste momento de crise de ansiedade no trabalho, você tente voltar para a realidade. Para isso, tente nomear 7 cores que estão à sua volta ou 7 objetos específicos. Tente, ainda, tocar 7 texturas diferentes, para fazer seu corpo voltar ao momento.
- Faça uma pausa: se possível, vá para um ambiente em que você se sinta mais confortável. Sente-se e respire fundo, sempre como indicado no primeiro ponto.
- Comunique-se com um colega ou supervisor: vá até alguém que você confia na empresa, comunique sua situação e peça ajuda. Às vezes, uma simples conversa ou desabafo podem ajudar mais do que você imagina.
- Mantenha-se hidratado: é importante que neste momento de crise de ansiedade no trabalho você se mantenha hidratado e bem alimentado. Busque um copo de água e beba devagar, respirando fundo e controlando a sensação de ofegante.
- Estabeleça uma rotina de autocuidado: praticar atividade física regularmente, meditar, manter uma boa alimentação e fazer acompanhamento com psicólogo é essencial para prevenir tais momentos. Você pode indicar a MediQuo para sua empresa, assim, terá acesso a médicos, psicólogos, nutricionistas e treinadores físicos online e sem custo adicional.
Pode faltar o trabalho por uma crise de ansiedade?
Sim. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e sua empresa deve entender essa necessidade. Afinal, a partir de maio de 2025 passa a valer as novas atualizações da NR-01, que rege sobre os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Passa a compor, entre as necessidades de investimento na empresa, a garantia de que os colaboradores tenham a saúde mental como foco da corporação.
Você pode entender tudo sobre o tema aqui no nosso Guia gratuito sobre as atualizações da NR-01.
Como lidar com um colaborador em crise de ansiedade no trabalho?
Para lidar com uma crise de ansiedade no trabalho vinda de outro colaborador, é sempre necessário que a empresa saiba capacitar líderes e gestores para tal situação, buscando orientação a um profissional qualificado.
Contudo, algumas práticas podem ser adotadas em uma crise de ansiedade no trabalho, como:
- Ajude o colaborador a respirar
A sensação de estar ofegante e ter a respiração muito acelerada é um dos sintomas mais comuns em uma crise de ansiedade. Para ajudar um colaborador em crise de ansiedade no trabalho, ajude-o a respirar com frequência controlada, sempre lembrando de inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
- Ajude-o a voltar para a realidade
Para ajudar um colaborador em crise de ansiedade no trabalho, traga-o para o presente com frases confortantes, com a sua presença por inteiro, lembrando que ali é um espaço seguro e que você vai continuar ajudando. A noção de realidade geralmente é ofuscada pela sensação de medo e desespero, por isso, é bom relembrar.
- Garanta que estejam em um ambiente confortável
Para ajudar a enfrentar uma crise de ansiedade no trabalho, é importante que o colaborador em crise se sinta seguro. Assim, é recomendado que vocês estejam em um local seguro, sem muito barulho, movimentação ou luzes fortes.
O que não fazer em caso de crise de ansiedade no trabalho?
Algumas coisas não devem ser feitas em uma crise de ansiedade no trabalho, como tratar a situação como pequena ou irrisória ou não acolher a pessoa como você gostaria de ser acolhido.
A melhor forma de ajudar diante uma crise de ansiedade no trabalho é se mostrar presente e preocupado com o bem-estar da pessoa. Dessa forma, não apresse o processo nem trate como se fosse frescura.
Como a empresa deve agir diante uma crise de ansiedade no trabalho?
As empresas possuem um papel fundamental na promoção da saúde mental dos colaboradores. Ainda mais quando estamos diante da realidade que essa promoção passa a ser uma obrigação das empresas a partir de maio de 2025, devido às atualizações da NR-01.
A saúde mental agora é lei e promover um ambiente de trabalho saudável é essencial para evitar crises de ansiedade no trabalho, bem como para manter a equipe engajada e produtiva.
Um primeiro passo para manter esse ambiente saudável e promover a saúde mental no ambiente de trabalho é capacitar as lideranças para que essas tenham noção e cuidado com seus colaboradores. Assim, devem agir com empatia, sem incentivar carga de trabalho excessiva e tendo compreensão.
Além disso, é essencial promover uma cultura organizacional saudável. Essa promoção começa sempre das partes superiores da empresa, ou seja, dos grandes gestores, que precisam ter um acompanhamento específico com o RH e agir conforme esperado para um ambiente saudável. Isso envolve escutar a equipe, comunicar de forma assertiva e entender as necessidades dos colaboradores em conjunto com as da empresa.
Vale acrescentar que oferecer um benefício que proporciona mais saúde e bem-estar é indispensável. Isso envolve atendimentos médicos, psicológicos, nutricionais, bem como acesso a atividades físicas personalizadas. Tudo isso ajuda a manter um time mais saudável, a evitar ansiedade e crises de ansiedade no trabalho.
A MediQuo é um benefício de saúde que proporciona tudo isso e muito mais! Todos os atendimentos são feitos de forma online, ou seja, reduz o absenteísmo do seu time e os mantém com mais acesso à saúde onde quer que estejam. Para conhecer mais, basta clicar aqui.
A crise de ansiedade no trabalho pode ser desencadeada em qualquer profissional da empresa e o papel dela para ajudar neste momento é:
Ter uma cultura de compreensão
Entenda que seu colaborador não é uma máquina e sim uma pessoa como tantas outras. Possui ansiedades, medos e sonhos. Portanto, se ele estiver passando por uma crise de ansiedade no trabalho, entenda que pressioná-lo não será o melhor caminho e que, devido a isso, pode ser que algumas demandas atrasem ou precisem ser revisadas.
Ter acesso fácil a uma boa comunicação
Muitas vezes, quando o colaborador está vivendo uma crise de ansiedade no trabalho, ela pode ter vindo de um acúmulo de ansiedades. É essencial que a empresa tenha uma cultura aberta à comunicação, para que o colaborador possa expressar o que tem sentido e, assim, demandas e tarefas sejam revisitadas para serem readequadas, bem como alguns comportamentos mudem.
Ser um ambiente acolhedor
A empresa precisa focar em construir um ambiente que acolha o time e não o contrário. Se o colaborador se sente bem no ambiente de trabalho, mesmo que passe por uma crise de ansiedade no trabalho, entenderá que está seguro e que tem a quem recorrer.
Disponibilize apoio profissional
É essencial que a empresa forneça acesso a psicólogos. Afinal, de acordo com as pesquisas da Infojobs, HR Tech, 86% das pessoas mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho.
Sua empresa pode oferecer esse acesso a psicólogos online por meio da MediQuo, um aplicativo de telessaúde que cuida da saúde do seu colaborador como um todo.
Ainda, você pode entender quanto custa a saúde mental para a sua empresa neste material gratuito, em que você terá acesso a uma calculadora de custo. LINK
Implemente políticas flexíveis
Entenda as necessidades humanas de seu time. Assim, implemente políticas flexíveis de horários ou opção de trabalho remotos para ajudar seus colaboradores a focar em outras áreas de suas vidas, como a saúde física.
É importante ter em mente que a vida do seu colaborador vai muito além de apenas o trabalho. Essa é uma parcela de seus objetivos e responsabilidades.
Desenvolva protocolos de emergência
Estabeleça protocolos claros para lidar com as crises de ansiedade no trabalho, com diretrizes coesas e empáticas para que todos saibam lidar com essa situação.
Promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Implemente programas de bem-estar, como a MediQuo, que ajuda a criar o hábito de atividades físicas e boa alimentação em seus colaboradores, além de oferecer acesso à psicólogos qualificados.
Reconheça o trabalho de forma que isso não promova competição, sobrecarga ou cobrança excessiva.
Qual a diferença entre uma crise de ansiedade no trabalho e uma crise de pânico?
A crise de ansiedade e a crise de pânico compartilham algumas semelhanças, mas, ainda sim, são diferentes. Confira o quadro abaixo:
Crise de ansiedade | Crise de pânico |
Episódio repentino de ansiedade que desencadeia uma resposta física e emocional. | É uma ocorrência recorrente e inesperada de pânico, seguidas pelo medo persistente de ter mais ataques de pânico |
Acontece, normalmente, por um estímulo estressante e alcança um pico rapidamente | Normalmente não tem nenhum gatilho ou estímulo específico |
Sintomas como palpitações cardíacas, falta de ar, tremores, tontura, sudorese e uma sensação de perigo iminente ou morte iminente. | Os sintomas são semelhantes à crise de ansiedade e há uma preocupação constante |
Resposta aguda a um estímulo estressante específico | Ocorrência repetida e imprevisível de ataques de pânico |
Como diferenciar uma crise de ansiedade de um infarto?
Um infarto ocorre quando há a interrupção de um fluxo sanguíneo para um músculo cardíaco, geralmente devido a um bloqueio arterial. Os sintomas podem ser dor e desconforto no peito e incômodo no braço, pescoço, mandíbula e costas. É uma dor de pressão forte e sensação de queimação no peito.
Já a crise de ansiedade envolve uma resposta física e emocional de medo e ou preocupação, mas não está relacionada a problemas cardíacos. É necessário analisar se há uma situação de estresse e gatilho evidente, observar quais dores você está sentindo e observar a respiração.
É sempre importante buscar uma orientação médica e psicológica para entender como anda sua saúde física e mental.
Como evitar crise de ansiedade no trabalho
É difícil estar sempre controlando as situações que, na verdade, não dependem de você. O controle de uma crise de ansiedade no trabalho é como um tratamento preventivo e constante, ou seja, é necessário cuidar da saúde física e mental, praticar atividade física, tendo acompanhamento psicológico e se alimentando bem.
Todos esses fatores são essenciais para manter uma boa saúde mental e evitar que crises de ansiedade no trabalho voltem a acontecer.
Além disso, é essencial que a empresa preze por um ambiente de trabalho positivo e bem estruturado, de forma a contribuir para manter os colaboradores saudáveis e seguros.
Para isso, conte com a MediQuo, o aplicativo de telessaúde ideal para manter a saúde mental do time, com acesso a:
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A crise de ansiedade é uma resposta física e emocional a situações percebidas como ameaçadoras, gerando sensação de medo, falta de ar, palpitação cardíaca, entre outras.
Dentre as dicas que foram fornecidas, podemos citar o controle da respiração, procurar um ambiente calmo, se manter hidratado, praticar as técnicas de aterramento e faça uma pausa.
Os sintomas podem ser físicos ou emocionais. Entre eles: palpitações cardíacas, sudorese, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, tontura, náusea, calafrios ou ondas de calor.