Promover a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma das principais metas dos setores de Recursos Humanos das empresas atualmente. Afinal, o capital humano composto pelos colaboradores de uma empresa é um dos principais recursos que garantem uma boa produtividade e bons resultados. A Mediquo, preocupada com esse valioso ativo, preparou uma série de informações sobre saúde corporativa digital e telemedicina, com tudo o que sua empresa necessita saber sobre o assunto.
Empresas que têm funcionários satisfeitos com o tratamento que recebem tendem a ter equipes mais duradouras e fortes, o que impacta profundamente na produtividade. A telemedicina é, portanto, uma aliada da produtividade das empresas.
Nesse sentido, a telemedicina na saúde corporativa digital pode ser uma forma de promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida com o auxílio da tecnologia.
Mas, quanto a sociedade brasileira conhece e sabe do que a telemedicina é capaz de proporcionar? Será que as pessoas estão abastecidas dos dados de que necessitam para escolherem a telemedicina como forma de acesso à saúde para suas empresas?
Telemedicina em dados
Dados da Agência Brasil, órgão do Governo Federal, afirmam que a telemedicina foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país, no ano de 2022, em comparação com 2019. A pesquisa foi realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), de São Paulo, que entrevistou 1.942 profissionais de saúde de todo o Brasil a respeito do uso da telemedicina.
Entre os enfermeiros, por exemplo, o uso de anotações cresceu de 52% do total para 86% no ano, se comparado com o ano de 2019; os exames radiológicos, do mesmo modo, cresceram de 42% para 65% no mesmo período. A busca dos enfermeiros por teleconsultas e tirar dúvidas também apresentou crescimento: de 26% para 34%. As plataformas de saúde populacional, por exemplo, são fontes de informação para profissionais de saúde, que utilizam da telemedicina para prosseguir nos serviços a distância.
Os médicos também estão aderindo fortemente ao novo mundo da saúde corporativa digital: de 9% para 23%, no mesmo período de 2019 a 2022. No serviço de tele consulta, a procura por sanar dúvidas referentes à atividade médica cresceu de 26% para 45%. A forma de assinatura da maioria dos médicos continua manual (71%), mas por muito pouco, já que 68% a fazem via telemedicina. A tendência da telemedicina a crescer é total.
De certa forma, muitas regiões do país não dispõe de estrutura para atendimento rápido e efetivo por meio da telemedicina, devido à estrutura deficiente do ponto de vista tecnológico e informacional. No entanto, a popularização e avanço da telemedicina vislumbram um cenário de crescimento e fortalecimento, o que aponta para uma série de tendências da telemedicina.
Já é senso comum que a internet proporcionou e proporciona avanços inimagináveis em diversas áreas, e na saúde não seria diferente. O uso da Inteligência Artificial (IA), por exemplo, ultrapassa fronteiras e permite diagnosticar problemas e doenças com antecedência. Tendências da telemedicina que vieram para ficar.
O que é Telemedicina na Saúde Corporativa?
A telemedicina é uma prática médica que usa tecnologias digitais para fornecer cuidados a distância aos colaboradores. Pelo uso da tecnologia, é criada uma conexão entre médico e paciente. As informações disponibilizadas online pelo paciente, somadas a outras obtidas pelo médico, fundamentam o diagnóstico e o tratamento.
Inicialmente, acredita-se que a telemedicina tenha surgido, segundo o Portal Telemedicina, mantido pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 1941, com a construção do primeiro computador eletrônico controlado por programa, pelo alemão Konrad Zuse. As décadas de 60 e 70 se tornaram décadas de ascensão para a telemedicina no mundo. No Brasil, esse crescimento se acentuou a partir de 1994.
E como a telemedicina funciona, afinal? O paciente pode enviar fotos, áudios e mesmo vídeos se for necessário, o que afasta a ideia de que a telemedicina ofereceria um contato frio e distante – aliás, esse diferencial torna a telemedicina tão ou mais eficaz quanto o atendimento presencial. O uso de tecnologia de ponta, aliada a um atendimento médico especializado, torna a telemedicina uma forma de atendimento completa e acessível para as empresas.
Já para o atendimento, a telemedicina possibilita um ganho expressivo de tempo, o que otimizaria o processo em todas as fases, do atendimento da secretaria à conversa com o médico, seja o terapeuta, o clínico geral ou o nefrologista. Por meio de plataformas integradas, com sistemas de RH, é possível fazer a gestão de atendimentos e listas de pacientes, o que otimiza e organiza processos e poupa tempo, todos ativos valiosos para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Do ponto de vista do usuário, com a telemedicina, é possível disseminar os atendimentos, facilitando o acesso de pacientes a médicos de regiões inimagináveis, em situação de vulnerabilidade, possibilitando a mais pessoas ter um atendimento de qualidade, com profissionais competentes e preparados. Isso nos quatro cantos do país.
Desde 2022, com a Resolução CFM nº 2.314, do Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina foi regulamentada e obteve parâmetros assegurados no Brasil. A prática só cresce como uma tecnologia que garante segurança no atendimento a milhões de pessoas.
Ela permite diagnósticos rápidos e consultas efetivas, que proporcionam mais rapidez na resolução de problemas para os colaboradores das empresas, além de otimizar o tempo para os profissionais da saúde. Hoje, a telemedicina possibilita às empresas, por meio de uma economia de recursos importante e investimento justo, oferecerem atendimento de saúde com qualidade.
Benefícios da telemedicina corporativa
Filas longas. Horas de espera em consultórios. Trânsito. A telemedicina na saúde corporativa elimina praticamente todas as dificuldades dos atendimentos presenciais, com um ganho de tempo e dinheiro que se traduz em números rapidamente para as empresas que adotam o modelo. Os principais ganhos são, além do tempo, a garantia do atendimento rápido e eficaz, com uso de recursos efetivos de tecnologia, que fornecem um atendimento humanizado tanto quanto um atendimento presencial, e a rapidez no atendimento.
A telemedicina é especialmente procurada por setores que estão distantes de atendimentos presenciais em saúde, como usinas, engenhos, mineradoras e indústrias. A saúde corporativa digital é uma preocupação geral das empresas atualmente, e a telemedicina surge como uma alternativa para a democratização do acesso à saúde para empresas em todas as regiões do país.
A telemedicina na saúde corporativa vem se consolidando cada dia mais como uma alternativa viável, barata e efetiva de promoção de saúde. Com atendimentos mais ágeis, sem os custos e o tempo de deslocamento dos atendimentos presenciais, a telemedicina também diminui as ausências e melhora o bem-estar no ambiente de trabalho. É uma forma de economizar com deslocamentos e consultas, sem abrir mão de um atendimento humanizado e que acompanhe a saúde do colaborador com atenção.
Além disso, a telemedicina corporativa oferece uma ampla cobertura para atendimento psicológico e de saúde mental, com acesso facilitado a psicólogos e terapeutas. O número de pessoas que procura por atendimento psicológico é cada vez maior, tanto pública quanto particular e nos convênios, e o uso da telemedicina pode democratizar o acesso à terapia, por exemplo, ou a atendimento psiquiátrico, uma miragem para a maioria da população ainda carente por atendimento psicológico.
A quantidade de pessoas que fazem terapia remota no Brasil tem aumentado. A terapia online é amplamente aceita, minimiza o desconforto do paciente que não se sente bem em uma consulta presencial e é discreta. A modalidade permite um acompanhamento imediato em casos de crises de ansiedade, por exemplo, que inspiram cuidados imediatos. Ela permite o apoio imediato em momentos agudos de crise dos colaboradores, o que facilita a atuação.
A telemedicina facilita a execução de atividades médicas ocupacionais, essenciais para garantir que os funcionários possam executar suas funções. Além disso, facilita a realização de avaliações periódicas, como análises de histórico médico e consultas de triagem. A ergonomia no trabalho, por exemplo, uma das preocupações mais candentes das empresas, também é um dos focos da telemedicina.
O ambiente de trabalho dos funcionários pode ser avaliado por meio da telemedicina. Os avaliadores podem fornecer informações importantes, ajustar a postura, informar exercícios para prevenir lesões músculo-esqueléticas, entre outras informações. Há também vídeos educativos, workshops interativos, sessões de perguntas e respostas, em muitos casos ajudando funcionários a adotarem práticas saudáveis e seguras no local de trabalho.
A telemedicina é acessível, pois permite que trabalhadores de locais remotos, desde que conectados, possam ter acesso à saúde de qualidade, assim como colaboradores de regiões vulneráveis ou de difícil acesso.
A telemedicina para empresas é um fator de promoção de uma cultura organizacional baseada no cuidado em uma empresa, no sentido de criar um ambiente saudável. A telemedicina é diversa e inclusiva, como uma ferramenta de democratização do acesso à saúde, para todos os funcionários, sem discriminação. Além disso, é um fator importante para retenção de talentos na empresa e redução de absenteísmo, como um ativo interessante por parte do empresário.
Telemedicina e produtividade
Falar em telemedicina e produtividade para empresas é praticamente um sinônimo. Principalmente quando consideramos os mecanismos de acompanhamento da telemedicina, que são muito eficazes para garantir a saúde dos colaboradores. A telemedicina é uma forte aliada para o aumento da produtividade no trabalho.
Os colaboradores podem realizar consultas sem se ausentar do trabalho por muito tempo. Por meio de dispositivos weareble integrados, é possível monitorar em tempo real a saúde do colaborador, detectando problemas de saúde com antecedência, como problemas de ergonomia ou lesões, por exemplo. Outros dispositivos também dispõe de sistema GPS integrado, que permite inclusive envio de alerta em caso de perigo.
Entre os dispositivos, estão rastreadores de desempenho físico como smartwatches, roupas e tecidos inteligentes, vestíveis de segurança, entre outros. Os smartwatches, por exemplo, permitem conferir as notificações no pulso a qualquer hora. Até mesmo o celular, o smartphone do colaborador, pode servir como ferramenta de acompanhamento para a telemedicina.
Aplicativos e wearables podem rastrear e identificar padrões de sono, índices de glicose e de pressão alta, condições de saúde mental, para colaborar no diagnóstico médico e fornecendo dados valiosos para os profissionais de saúde. Conveniência para ambos os lados, médico e paciente, sem deslocamentos e gastos com exames desnecessários.
Com esses recursos, por exemplo, é possível saber quanto dormimos, a nossa frequência cardíaca, quantas calorias queimamos por dia. Há dispositivos que se fixam nos cintos de roupas dos homens, ou até nos sapatos de mulheres, e podem passar despercebidos diariamente. Recursos que seriam sequer imagináveis anos atrás, mas, com o avanço da tecnologia, são tornados possíveis a milhares de brasileiros.
Principais tendências da telemedicina para empresas
Um setor que cresce amplamente, desde os últimos quatro anos, em todo o mundo. As principais tendências da telemedicina acompanham o ritmo do crescimento da modalidade de atendimento em saúde no país: só crescem. Atualmente, as principais tendências da área, que está em ascensão, são o uso de Inteligência Artificial (IA) e de robôs em procedimentos médicos. As tele consultas também vieram para ficar, assim como a preocupação com a segurança de dados dos colaboradores.
A Inteligência Artificial é considerada uma área que utiliza de recursos tecnológicos capazes de reproduzir certos padrões de comportamento, ao passo em que cria novas formas de resolução de problemas, quase como um ser humano racional. A técnica foi um divisor de águas na história: ajudou milhares de equipes médicas a realizarem procedimentos antes inimagináveis a distância.
A telemedicina e a IA têm um histórico importante de conquistas e atuações na saúde. Um dos usos dela é cruzar dados de diferentes sistemas, o que possibilita que os médicos tenham acesso a informações integrais sobre o paciente. Isso tem sido utilizado por hospitais públicos e privados de todo o país para obter dados que permitam o combate diferenciado a doenças.
É possível, por exemplo, utilizá-la na triagem de pacientes. Por meio de algoritmos inteligentes, é possível redirecionar pacientes de acordo com os sintomas relatados, auxiliando na identificação de quadros. Além disso, a IA permite acompanhar e monitorar os sinais vitais do paciente, alertando os profissionais de saúde, caso haja alguma alteração que chame a atenção.
Do mesmo modo, a telemedicina está incentivando a maior proteção dos dados dos pacientes, especialmente após a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A atenção especial passa por tornar protocolos e prontuários restritos, assim como reforçar a segurança digital de todos os servidores, uma das principais preocupações da segurança corporativa digital hoje em dia: a garantia da preservação dos dados, que são, de fato, tudo em um negócio.
Com o aumento da cobertura de serviços digitais, proporcionada pelo barateamento das tecnologias de comunicação e informação, é possível aproveitar cada vez mais dos benefícios da telemedicina para empresas. O aumento do número de usuários é uma tendência, embora o atendimento presencial ainda seja utilizado por uma grande parcela da população brasileira. A expectativa é que mais localidades implementem a telemedicina e que o setor se torne dominante no cenário nacional.
Explorar os benefícios da telemedicina é uma das principais oportunidades das empresas atualmente, visto que a telemedicina para empresas vem se destacando como forma de atendimento preferencial em saúde, se comparada aos planos tradicionais de atendimento médico, como as cooperativas.
Os benefícios da telemedicina para os profissionais de saúde
A telemedicina favorece o uso da medicina preditiva. Ela ocorre quando se identifica a predisposição de alguém a desenvolver certa doença ou condição. Ao traçar perfis e hábitos com base no histórico familiar e pessoal do paciente, é possível se antecipar a futuros problemas que podem afastar o colaborador de suas funções.
Empresas que aderem à telemedicina garantem laudos mais ágeis. O acesso a diagnósticos e documentos para os médicos e enfermeiros, feito de forma virtual, é um dos principais pontos positivos da telemedicina. O atendimento ágil otimiza o trabalho e traz grandes benefícios no cotidiano. E a agilidade nos documentos também é importante para os usuários. A emissão de laudos a distância é feita por meio de plataformas seguras.
O uso da telemedicina, por diminuir custos e promover uma economia de recursos, permite um direcionamento estratégico para as finanças. Podem ser diminuídas até as pequenas despesas, como as com material e equipamentos.
Colaboradores da saúde podem usufruir de várias atividades e cursos de tele-educação, que é uma modalidade da telemedicina voltada à capacitação de profissionais de saúde para o atendimento a distância e para a disseminação de conhecimentos na área da saúde. Os funcionários têm acesso a webinars, videoconferências, cursos online e outras ferramentas. Também é possível conversar e trocar experiências com especialistas. Essa modalidade contribui grandemente para a evolução do profissional de saúde e para incentivar o estudo e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde.
Quais são as vantagens da telemedicina?
A telemedicina para empresas é uma forma de atendimento perfeitamente alinhada com os tempos mais contemporâneos. Isso porque oferece economia de tempo, o que é um dos bens mais valiosos para uma empresa e para seus funcionários, e economia de recursos.
Para os usuários, a telemedicina pode ser especialmente interessante para quem tiver mobilidade reduzida, idosos ou aqueles que possuem alguma limitação de transporte. A telemedicina é inclusiva, por proporcionar facilidade de acesso a quem mais precisa, com custos também acessíveis, ainda com mobilidade de horários.
Pacientes crônicos, que têm alguma doença que necessita de acompanhamento constante, podem ser bastante beneficiados pela tele assistência. A tele assistência é uma modalidade da telemedicina que proporciona suporte e assistência médica remota, oferecendo cuidados contínuos ao paciente, nesse caso, em especial aos que possuem alguma condição de saúde. É possível prestar socorro mais rapidamente, com essas informações, em uma situação de emergência, por exemplo.
A continuidade do cuidado em saúde é um dos outros benefícios da telemedicina para empresas. Muitos colaboradores acabam sendo negligentes com a saúde: devido à necessidade de retornarem ao médico, abandonam o tratamento, em especial os homens, já predispostos a cuidar menos da saúde por apresentarem resistência a esses cuidados. A telemedicina, por eliminar a distância entre médico e paciente, favorece a manutenção do cuidado em saúde, devido ao aumento da frequência do paciente em entrar em contato com o médico, ao acompanhamento por mecanismos tecnológicos, entre muitos outros motivos.
O absenteísmo, que se resume nas ausências prolongadas no ambiente de trabalho, pode ser caracterizado por vários problemas que muitas vezes não têm relação com o ambiente da empresa, e em muitos casos são imperceptíveis. A empresa, muitas vezes, não possui ferramentas para identificar o problema, ao passo que a telemedicina, por dispor de ferramentas efetivas de acompanhamento físico e psíquico do colaborador, que conseguem descobrir exatamente o que aflige o colaborador, pode identificar esses padrões de comportamento com rapidez e agir prevenindo problemas ainda maiores, que poderiam ter crescido com o passar do tempo caso não houvesse diagnóstico rápido e preciso da telemedicina.
Muitos funcionários podem sofrer de absenteísmo por motivos como sentimento de desvalorização, condições ruins de trabalho, questões entre outros funcionários, entre diversos motivos, que podem ser pouco perceptíveis. Somente um sistema de acompanhamento via telemedicina, por meio de dispositivos que acompanhem o funcionário e reproduzam com fidelidade os dados, pode fornecer as informações necessárias para identificar essas motivações.
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