Um bom clima organizacional é tão importante quanto o salário proposto. Nos últimos tempos, uma empresa que tem um bom ambiente de trabalho consegue atrair e reter os melhores talentos com mais facilidade.
Além disso, com a nova NR-01 que prevê que as empresas ofereçam mais saúde mental, a preocupação com um ambiente de trabalho saudável de forma psicossocial está em ênfase e foco.
O clima organizacional é, ainda, de extrema importância na cultura organizacional da empresa, contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e favorável.
Quando se fala em clima organizacional, é importante considerar que esse é um fator determinante para a motivação dos funcionários.
Ele está diretamente relacionado com o que a empresa verdadeiramente é e que faz com que os colaboradores permaneçam engajados.
Uma pesquisa concluiu que empresas com clima organizacional positivo têm até 56% menos rotatividade!
Confira o que é o clima organizacional e como mantê-lo positivo na sua empresa.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é a forma como as pessoas colaboradoras se sentem dentro da empresa e mostra se a corporação está precisando de ajuda mais urgente ou não.
Assim, o clima organizacional é o conjunto de atitudes tomadas pela empresa que influenciam a percepção do colaborador acerca da imagem da empresa. Assim, todas as decisões tomadas pela empresa afetam a forma como o time percebe o local de trabalho.
Esse é um fator que está diretamente relacionado ao sucesso da empresa.
Um bom ambiente de trabalho é caracterizado por um espaço em que há reconhecimento, colaboração, apoio, confiança e abertura à inovação.
Já uma empresa com um clima organizacional ruim é caracterizada por haver conflitos de comunicação, microgerenciamento, falta de clareza e suporte aos funcionários.
Qual o impacto do clima organizacional?
O impacto do clima organizacional dentro das empresas é um fator crucial para entender onde ela pode chegar. É necessário estruturar melhores estratégias para ter uma boa satisfação no trabalho nas corporações e alcançar os objetivos com maestria.
Esse impacto pode ser percebido na motivação e comportamento dos colaboradores, na produtividade, bem como no índice de faltas dos funcionários, ou seja, no índice de absenteísmo.
Um bom clima organizacional impacta positivamente em problemas de saúde mental dos colaboradores. Um ambiente de trabalho negativo cria um ambiente mais propenso a ter colaboradores insatisfeitos, ansiosos e improdutivos.
O clima organizacional também exerce um impacto significativo na imagem externa da empresa, ou seja, na forma como as pessoas veem a corporação e a enxergam no mercado de trabalho, influenciando em sua reputação.
E, ainda, um bom ambiente de trabalho impacta na retenção dos melhores talentos para empresa, porque é vista como um bom ambiente de trabalho.
Quais fatores influenciam no clima organizacional?
O clima organizacional é influenciado por uma série de fatores dentro do ambiente de trabalho das empresas que podem o tornar positivo e motivador ou o contrário, negativo e desmotivador. Esses são os fatores que mais influenciam:
Cultura organizacional
A cultura organizacional está atrelada à missão, visão e valores da empresa. Uma cultura organizacional forte e bem definida pode ajudar a estruturar um clima organizacional conciso e positivo, um ambiente em que as pessoas se sentem aliadas com o propósito da empresa e engajadas com seu próprio trabalho.
O clima organizacional é diferente da cultura organizacional e esse será um ponto abordado mais abaixo.
Comunicação
Estabelecer uma boa comunicação da empresa é essencial para que todos os processos estejam alinhados e, assim, todos os colaboradores sintam-se engajados. Uma comunicação assertiva desenvolve um ambiente mais seguro e contribui para que seja positivo.
É de extrema importância oferecer canais de comunicação abertos para que os funcionários se sintam escutados e compreendidos.
Políticas e práticas de gestão
Uma liderança eficaz consegue construir um ambiente de trabalho produtivo ao inspirar e incentivar as pessoas. É uma posição-chave que deve entender que exerce influência direta nas equipes.
Uma gestão equilibrada e saudável é essencial para manter um bom clima organizacional nas empresas. Gestores e líderes que exercem uma comunicação aberta e apoiam o crescimento do time fazem com que o ambiente seja mais colaborativo e saudável.
Relacionamentos interpessoais
A qualidade dos relacionamentos interpessoais é um fator decisivo para um bom ambiente de trabalho, porque a confiança, amizade, humildade e solidariedade são essenciais para a construção de bom trabalho em equipe, bem como contribuir para uma boa experiência de trabalho.
Infraestrutura do ambiente de trabalho
A qualidade da infraestrutura do ambiente de trabalho é essencial para a construção de um bom clima organizacional. Neste ponto, vale ressaltar que é importante escutar os colaboradores e suas necessidades acerca do ambiente de trabalho.
Perceber se todo o equipamento necessário está sendo ofertado, mesmo aqueles que nada se relacionam com o próprio trabalho como, por exemplo, equipamentos para cozinha e área de descanso.
Isso é se preocupar com a saúde e segurança do time, oferecendo os recursos necessários para motivar a equipe e até mesmo influenciar seus comportamentos.
Políticas de Recursos Humanos
As políticas de Recursos Humanos adotados pelas empresas exercem um papel essencial para um bom clima organizacional. Isso envolve uma comunicação interna clara e eficiente, planos de carreira e acolhimento necessário.
Reconhecimento
Valorizar e recompensar os colaboradores pelo trabalho exercido tem uma influência direta com o clima organizacional na empresa. Isso pode ser feito por meio de programas de reconhecimento, feedbacks, premiações e oportunidades de crescimento.
Cultura organizacional e clima organizacional: qual a diferença?
A cultura organizacional é como se fosse o caráter de uma empresa, de forma que define os valores, crenças, normas e as práticas compartilhadas pela equipe em si. Por outro lado, o clima organizacional é o “estado de espírito” da empresa em um determinado momento.
Assim, a cultura organizacional é algo mais profundo e que molda toda a identidade da empresa, enquanto o clima organizacional é uma percepção subjetiva e momentânea do ambiente de trabalho, das atitudes e da ação coletiva durante os dias.
É importante ressaltar que a cultura e o clima organizacional estão interconectados, porque o clima organizacional pode ser influenciado pela cultura organizacional, que estabelece toda a base que a empresa seguirá.
É essencial entender essa diferença para que o profissional de RH ou o líder da empresa saiba qual é a real necessidade de melhoria, seja em um aspecto mais amplo da cultura, quanto uma mudança imediata do clima organizacional.
Assim, nota-se que a cultura organizacional é mais estável e geralmente não muda, mesmo com o crescimento da empresa. Por outro lado, o clima organizacional pode ser aprimorado, monitorado, avaliado e modificado.
Tipos de clima organizacional
Existem diferentes tipos de clima organizacional e todos influenciam diretamente na satisfação e desempenho dos colaboradores, o que acaba por impactar os resultados da empresa.
- Clima organizacional positivo
É caracterizado por um ambiente acolhedor com um time motivado, uma boa comunicação entre as equipes. Como consequência, é uma empresa mais produtiva, com mais engajamento e retenção de talentos.
- Clima organizacional negativo
Se caracteriza pela falta de comunicação, desmotivação, descontentamento geral e forte presença de conflitos. Como consequência, gera uma equipe improdutiva, alta taxa de absenteísmo e rotatividade.
- Clima organizacional autoritário
Esse clima é caracterizado por decisões centradas na liderança, com pouca participação e escuta dos funcionários. Como consequência, o ambiente de trabalho é tenso e inibe a criatividade das pessoas.
- Clima organizacional participativo
É caracterizado pelo envolvimento ativo e constante dos colaboradores na tomada de decisão, bem como a transparência. Esse ambiente de trabalho promove o engajamento, motivação e mais satisfação no trabalho.
- Clima organizacional burocrático
Caracterizado por ter uma estrutura organizacional rígida, excessivamente formal e com pouca flexibilidade. Esse tipo de clima organizacional pode limitar a criatividade e agilidade, gerando mais insatisfação e estresse.
- Clima organizacional inovador
Caracterizado pela inovação, incentivo à experimentação, estudo, descobertas, flexibilidade e desenvolvimento de novas ideias. Ele estimula a criatividade, gera confiança e crescimento organizacional.
- Clima organizacional de pressão
É caracterizado pelas metas excessivas, prazos apertados e alta cobrança por resultados. A curto prazo pode até gerar resultados rápidos, mas ao longo prazo, leva ao esgotamento e alto índice de estresse.
- Motivação no trabalho: o que é, como aumentar e qual o papel do RH
- Guia de gestão de benefícios na empresa
- 13 benefícios de investir em saúde emocional no ambiente corporativo
- 7 dicas para engajar sua equipe nos programas de bem-estar para empresas
- Estratégias de endomarketing das empresas de sucesso
Benefícios de um bom clima organizacional
Os benefícios de um bom ambiente de trabalho na empresa são diversos e impactam diretamente no sucesso da organização, com um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficaz. Algumas das vantagens são:
Aumento da produtividade
Quando os colaboradores se sentem valorizados e trabalham em um ambiente positivo, tendem a ser mais produtivos.
Melhoria no engajamento
Um clima organizacional favorável aumenta o comprometimento do time com as empresas, gerando mais engajamento.
Redução da rotatividade
Um bom clima organizacional faz com que as pessoas queiram permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo os custos com novas contratações.
Melhora na comunicação
Um ambiente de trabalho positivo é caracterizado por ser um ambiente de trabalho saudável em que as pessoas se sentem à vontade para dar feedbacks e sabem conversar de forma assertiva.
Mais inovação e criatividade
Em ambientes de trabalho positivo, os colaboradores se sentem seguros e motivados, com mais abertura à criatividade e inovação.
Mais saúde e bem-estar
Um bom clima organizacional diminui o estresse do time, promovendo maior foco em saúde e bem-estar.
Como melhorar o clima organizacional em 7 passos
Cuidar e aprimorar o clima organizacional é uma tarefa indispensável para o efetivo crescimento da empresa, para gerar mais produtividade e satisfação entre os colaboradores. Abaixo, apresentamos 7 passos essenciais:
Reconhecimento e feedbacks
Implementar uma cultura de reconhecimento pelo trabalho exercido pelos colaboradores é essencial para mais motivação no ambiente de trabalho. Quando as pessoas superam desafios no trabalho, conquistam uma determinada meta, esperam que sejam recompensados de uma forma positiva.
Isso ajuda, também, na retenção de talentos, porque cria uma cultura que valoriza as boas ideias.
Da mesma forma, uma cultura de feedback é essencial para melhorar o engajamento dos colaboradores, porque fortalece a confiança e promove o crescimento individual.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O excesso de trabalho pode prejudicar a saúde física e mental. Por isso, é importante evitar que a satisfação com o trabalho crie pessoas workaholics (viciadas em trabalho), porque gera um ambiente competitivo e pouco estimulador.
Horários flexíveis, trabalho remoto e programas de saúde e bem-estar ajudam a evitar o Burnout e criam um ambiente de trabalho mais leve.
Gerenciar conflitos e promover um trabalho em equipe
Um ambiente de trabalho que promove o trabalho em crie fomenta relacionamentos, aumenta a confiança e promove a colaboração. Dessa forma, é essencial que a empresa promova essas oportunidades de troca de ideias.
Além disso, gerir os conflitos de forma assertiva é essencial. É necessário uma comunicação transparente, empática e imparcial.
Estabelecer uma comunicação assertiva
As informações precisam ser compartilhadas de forma clara e transparente. Para isso, é necessário adequar a comunicação para que seja assertiva. Você pode ler tudo sobre isso aqui.
Medir o clima organizacional
Para que haja uma melhoria do clima organizacional, é necessário entender o que está bom e o que merece mais atenção. Para isso, é essencial que sua empresa faça uma pesquisa de clima organizacional.
Se feita da melhor forma, respeitando as opiniões, identificando os erros e acertos, a empresa melhora o clima organizacional, motiva e engaja as pessoas.
Metas alcançáveis
Para um ambiente de trabalho saudável e um bom clima organizacional, é necessário que a sua empresa conheça e se adapte à realidade da sua corporação.
Assim, trabalhar com prazos e metas realistas e buscar entender a realidade do time é essencial para manter um ambiente de trabalho leve.
Flexibilidade
As novas gerações estão cada vez mais dominando o mercado de trabalho. Entender a diferente presença de cada geração no trabalho é essencial para conseguir manter um ambiente saudável para todos.
Mas para isso, é necessário entender que a flexibilidade está sendo cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, o que também ajuda a construir uma boa visão de uma boa marca empregadora.
Como medir o clima organizacional
Para entender melhor como os colaboradores se sentem em relação à empresa e identificar o que precisa ser melhorado, é importante que o RH saiba como medir o clima organizacional. Existem dois tipos de pesquisa, que explicaremos a seguir:
eNPS
O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma pesquisa para medir o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores em relação à empresa.
Com ela, é feita a pesquisa em escala. Por exemplo: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?”
Assim, pode-se concluir que as pessoas indicariam a empresa e quais motivos para tal.
Pesquisa de clima
A pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas essenciais para entender como melhorar o ambiente de trabalho. Para estruturar essa pesquisa é necessário:
- Defina os principais objetivos da pesquisa de clima organizacional: o que a empresa deseja descobrir com os questionamentos?
- Escolha quando a pesquisa será aplicada: a aplicação da pesquisa depende de seu objetivo. Por isso, talvez seja necessário aplicar a pesquisa de clima organizacional mais de uma vez.
- Defina qual será o formato: como a pesquisa de clima organizacional será aplicada? No papel e caneta? Em software especializado?
- Certifique-se se a análise de dados será eficiente: o avaliador precisa saber interpretar os resultados da pesquisa.
- Envolva os colaboradores: seja transparente quanto aos objetivos da pesquisa de clima organizacional e quais mudanças ela pode vir a causar.
- Apresente os resultados: a transparência é essencial para um bom clima organizacional. Faça com que os colaboradores estejam por dentro de toda pesquisa!
- Implemente as ações de melhoria: execute as ações planejadas para melhorar o clima organizacional e moniutore os resultados.
Assim, elaborar uma pesquisa de clima organizacional é essencial para avaliar a motivação, satisfação e como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho.
10 perguntas para usar na pesquisa de clima organizacional
Aqui vão algumas perguntas exemplo para serem utilizadas em uma pesquisa:
- Em uma escala de 1 a 10, o quanto você se sente satisfeito e motivado em seu trabalho?
- Você sente que há uma comunicação aberta e transparente entre a liderança e os colaboradores? (Sim/Não/Às vezes)
- Como você avalia o relacionamento entre colegas de equipe? (Muito bom / Bom / Regular / Ruim / Muito ruim)
- Você sente que sua liderança te apoia e incentiva seu desenvolvimento profissional? (Sim/Não/Parcialmente)
- Como você avalia a capacidade da liderança de reconhecer e valorizar seu trabalho? (Muito boa / Boa / Regular / Ruim / Muito ruim)
- Você acredita que os valores da empresa são praticados no dia a dia? (Sim/Não/Parcialmente)
- Se pudesse mudar algo na cultura da empresa, o que seria? (Resposta aberta)
- Você sente que consegue equilibrar bem sua vida profissional e pessoal? (Sim/Não/Às vezes)
- Você sente que tem oportunidades reais de crescimento dentro da empresa? (Sim/Não/Parcialmente)
- Você recomendaria a empresa como um bom lugar para se trabalhar? Por quê? (Resposta aberta)
O clima organizacional positivo acarreta um ambiente de trabalho mais saudável para todos os colaboradores. Além disso, é essencial que você entenda como o time se sente em relação aos benefícios que também são ofertados pela empresa.
Descubra como oferecer mais saúde e bem-estar aos seus colaboradores e colaborar com o clima organizacional, bem como com a maior produtividade.
Perguntas frequentes
O clima organizacional é o conjunto de atitudes tomadas pela empresa que influenciam a percepção do colaborador acerca da imagem da empresa.
A cultura organizacional é como se fosse o caráter da empresa e se relaciona com a missão, visão e valores. Já o clima organizacional é o “estado de espírito” da empresa naquele momento.
A cultura organizacional, a comunicação, políticas e práticas de gestão, relacionamentos interpessoais, infraestrutura do ambiente, políticas de RH e reconhecimento.
O clima organizacional impacta no comportamento e a motivação dos funcionários, no absenteísmo, doenças e problemas de saúde, na imagem e reputação da empresa e na conquista de novos talentos.