A qualidade de vida no trabalho está cada vez mais em foco e é essencial para um bom rendimento dos colaboradores e da própria empresa. Os CEOs e os RHs precisam entender que construir um ambiente saudável é o ponto de partida para ter uma empresa de sucesso.
Afinal, pesquisas apontam que 60% dos empregados consideram que a fonte do seu adoecimento mental é o ambiente de trabalho. O que traz à tona a urgência de construir um ambiente de trabalho saudável e coeso.
Além disso, as atualizações da NR-01 obrigam, a partir de maio de 2025, que todas as empresas cumpram com o oferecimento de mais saúde mental para os colaboradores.
Uma das estratégias essenciais para isso é oferecer e contar com o apoio de um psicólogo organizacional. Neste texto, preparamos todas as informações necessárias para que você entenda a importância desse cargo e como oferecer.
Boa leitura!
O que faz um psicólogo organizacional?
O início do psicólogo organizacional foi como psicologia industrial, iniciado no final do século 19 no Brasil e no mundo.
A psicologia organizacional estuda o comportamento humano com base contextual no ambiente corporativo.
O psicólogo organizacional é essencial para uma atuação dentro das empresas, a fim de melhorar o ambiente, a cultura e o clima organizacional. O psicólogo organizacional é um profissional responsável pela avaliação do comportamento dos funcionários e promover melhorias no bem-estar e na saúde deles, além de aprimorar a relação dos líderes com os liderados.
Assim, o psicólogo organizacional pretende alinhar os objetivos da empresa com as necessidades dos colaboradores para que estes tenham mais bem-estar na empresa, tornando-se mais produtivos.
Além disso, o psicólogo organizacional busca aprimorar as habilidades e tornar o ambiente de trabalho o mais saudável possível. Assim, a empresa tem muito mais chances de crescer no mercado.
Como o psicólogo organizacional atua na prática?
O psicólogo organizacional atua em diversas frentes da empresa, todas de extrema importância para construir um ambiente de trabalho que seja de fato colaborativo.
Uma das principais áreas de atuação é o setor de treinamento e desenvolvimento (T&D), aplicando seus conhecimentos em aprendizagem corporativa, apoia na criação dos programas de treinamento que de fato valorizam as habilidades e competências individuais de cada colaborador. Construindo, assim, um plano de carreira com mais assertividade.
Outro ponto importante na atuação do psicólogo organizacional é na construção de uma cultura organizacional saudável, estimulando cargas de trabalho saudáveis. Assim, o psicólogo organizacional pode participar dos processos seletivos para analisar o feat do candidato com a própria empresa e entender se esse processo está tendo o segmento e desenvolvimento necessários.
Quais os benefícios de ter um psicólogo organizacional na empresa?
Os benefícios de contar com o suporte de um psicólogo organizacional na empresa são diversos, tanto para a própria corporação quanto para os colaboradores. Aqui vamos explorar alguns deles:
Mais produtividade
Ambientes de trabalho estressantes e poucos saudáveis podem diminuir drasticamente a produtividade dos colaboradores, além de aumentar o absenteísmo.
Uma pesquisa da Robert Half indica esse fator, visto que 44% dos líderes e 45% dos liderados admitiram ter tido problemas de produtividade nos últimos 12 meses devido a questões emocionais.
Os problemas causados pelo estresse impactam diretamente o trabalho, a rotina e a produtividade dos colaboradores.
Assim, o psicólogo organizacional pode atuar ao entender o que torna o ambiente de trabalho estressante e não saudável, entendendo a dor dos colaboradores, a necessidade das empresas e unindo-as em um bem comum.
Leia também: O impacto da saúde na produtividade dos colaboradores
Redução de turnover
Um ambiente saudável é muito mais acolhedor e construtivo para os colaboradores. Isso quer dizer que, em um ambiente de trabalho ruim e estressante, os colaboradores tendem a sair da empresa o mais rápido possível, deixando os índices de turnover elevados.
De acordo com Infojobs e HR Tech, 86% das pessoas mudaram de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho.
Funcionários satisfeitos se sentem melhor, produzem mais e desejam construir história e carreira dentro das corporações. O que diminui custos com demissão e novas contratações.
Menos absenteísmo
Colaboradores saudáveis em um ambiente de trabalho saudável faltam menos ao trabalho. O psicólogo organizacional pode estruturar um ambiente em que as pessoas sejam mais valorizadas e uma cultura saudável seja cultivada. Assim, a taxa de faltas no trabalho, ou seja, de absenteísmo, reduz drasticamente.
Quais doenças ocupacionais o psicólogo organizacional pode ajudar a amenizar?
O psicólogo organizacional, ao focar na saúde e bem-estar, objetiva avaliar as condições do ambiente de trabalho e construir estratégias para amenizar doenças como estresse, ansiedade e depressão.
Assim, algumas doenças ocupacionais podem ser evitadas com a construção de um ambiente saudável, como:
Ansiedade
A ansiedade pode ser gerada por uma preocupação excessiva e um medo de situações até então comuns. A ansiedade leva a pessoa a estar constantemente em estado de alerta, de forma contínua e excessiva.
Leia também: Como agir diante de uma crise de ansiedade no trabalho
O psicólogo organizacional pode construir um ambiente que seja saudável e menos sobrecarregado possível para o colaborador, visto que a ansiedade pode ser gerada por:
- Preocupação excessiva
- Excesso de responsabilidade
- Muitas tarefas e prazos curtos para serem cumpridos
- Metas muito altas a serem atingidas
- Busca incessante por resultados
- Comunicação agressiva no trabalho
- Atividades recaindo sobre uma pessoa apenas.
Afinal, pesquisas indicam que o Brasil gastou R$5,7 milhões com internações por ansiedade em 3 anos.
Depressão
A depressão, segundo o Ministério da Saúde “é uma doença psiquiátrica que produz mudanças no humor e provoca nos pacientes uma tristeza profunda, sem fim, com sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima, culpa e, também, distúrbios do sono e do apetite.”
Esses sintomas podem ser intensificados em um ambiente de trabalho tóxico, contribuindo para que o colaborador se sinta cada vez pior.
Um colaborador com depressão ou que está prestes a desenvolver a doença, com certeza produz menos, tem menos engajamento e menos vontade de trabalhar na empresa.
Um psicólogo organizacional é essencial para entender essas necessidades individuais dos colaboradores e compreender o momento pessoal que cada um está enfrentando para, assim, desenvolver um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Afinal, dados do Ministério da Previdência Social apontam que 472,3 mil pessoas se afastaram do trabalho em 2024 devido a transtornos mentais e comportamentais. Isso representa um aumento de 67% em relação ao ano anterior, em que foram concedidos 283,3 mil benefícios pelo mesmo motivo. Transtornos de ansiedade e depressão lideram a lista.
Entenda mais: como ajudar um colaborador em depressão no trabalho?
Burnout
O burnout agora é considerado como doença mental, caracterizado por um esgotamento emocional, físico e mental, geralmente relacionado a longos períodos de estresse no trabalho.
Leia mais: Como proteger seus colaboradores do burnout
Esse esgotamento no trabalho pode refletir em:
- Ausências no trabalho
- Agressividade
- Isolamento
- Mudanças bruscas de humor
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Lapsos de memória
- Ansiedade
- Depressão
- Pessimismo
- Baixa autoestima.
O psicólogo organizacional pode construir um ambiente de trabalho que se atente de fato aos colaboradores, oferecendo o que eles realmente precisam, com o esforço e dedicação necessárias para desenvolver um ambiente de trabalho saudável.
Boreout
O boreout é diferente do burnout, porque ocorre quando o colaborador não tem mais motivação no trabalho, causando tédio e falta de vontade de realizar as tarefas no trabalho.
Acontece quando o colaborador não recebe o estímulo necessário e sente que suas habilidades não estão sendo aproveitadas no trabalho. Os sinais disso são:
- Indiferença e realização de trabalho mínimo
- Angústia
- Aborrecimento
- Estagnação
- Falta de perspectiva.
Quais áreas o psicólogo organizacional atua?
Dentre as diversas etapas que o psicólogo organizacional pode atuar na empresa, pode-se citar:
Treinamento e desenvolvimento
Capacitar os colaboradores é essencial. Por isso, o psicólogo organizacional deve construir cursos e estratégias para inteirar os colaboradores. Assim, soluciona problemas como falta de engajamento e explora melhor as competências de cada indivíduo.
Recrutamento e seleção
Entender a cultura da empresa é essencial para a etapa de recrutamento e seleção, porque é necessário entender se o perfil do candidato está de acordo com o que a empresa pode e vai oferecer.
Cargos e salários
Elaborar um plano de cargos e salários demanda o conhecimento profundo e íntegro das pessoas que compõem a empresa e de onde elas desejam chegar.
O psicólogo organizacional deve analisar o programa da empresa e elaborar serviços, benefícios, funções e trabalho.
Benefícios
Os benefícios afetam diretamente a saúde e bem-estar dos colaboradores, principalmente quando se diz em benefícios de saúde corporativa.
A MediQuo, por exemplo, é uma empresa de telessaúde focada em oferecer saúde e bem-estar para seu time, com acesso a psicólogos online!
Assim, com esse benefício, o seu colaborador pode investir mais em sua saúde mental, fazendo sessões de terapia de qualquer lugar do mundo!
O psicólogo organizacional pode ajudar a entender qual o melhor benefício de saúde para o time, bem como construir essa estratégia com precisão.
Além disso, a MediQuo oferece treinadores físicos, que podem ajudar o seu colaborador a praticar mais atividades físicas e construir uma saúde integral.
Cultura organizacional
O psicólogo organizacional é uma pessoa especialista em criar uma cultura organizacional saudável na empresa, unindo os objetivos da corporação às necessidades do time.
A cultura organizacional é um fator determinante para maior produtividade dos colaboradores.
Como um psicólogo organizacional influencia o ambiente de trabalho?
O psicólogo organizacional estuda o bem-estar e o desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho, bem como estrutura um ambiente saudável, para que a empresa aumente o desempenho e os colaboradores maximizem seu potencial.
Dessa forma, a influência do psicólogo organizacional na empresa pode ser em:
- Comportamento dos colaboradores
- Comportamento organizacional dos RHs
- Doenças ocupacionais e transtornos relacionados ao ambiente de trabalho
- Causas de absenteísmo e turnover
- Fatores motivacionais do trabalho
- Boas práticas adotadas pela empresa
Como ter um psicólogo organizacional na empresa?
É necessário que você contrate um profissional especializado como psicólogo organizacional para fazer uma análise das necessidades da empresa e construir estratégias que alcancem objetivos do time e da corporação de forma saudável e bem estruturada, colaborando para um bom ambiente de trabalho.
Além disso, você tem a opção de oferecer um psicólogo para seu time, a fim de alcançar a alta produtividade e ajudar os colaboradores a alcançarem a saúde mental.
A MediQuo é uma plataforma de telessaúde que ajuda seus colaboradores a alcançar saúde integral, física e mental, por meio de profissionais qualificados que oferecem atendimentos diversos.
Assim, eles têm acesso a:
- médicos
- nutricionistas
- psicólogos
- treinadores físicos
- e até médicos veterinários para cães e gatos
Tudo isso por meio de um aplicativo fácil e acessível, para te ajudar a construir um time de alta performance.
Para conhecer mais, basta clicar aqui.
O psicólogo organizacional pretende alinhar os objetivos da empresa com as necessidades dos colaboradores para que estes tenham mais bem-estar na empresa, tornando-se mais produtivos.
Na área de atração e retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, benefícios, gestão de conflitos, cargos e salários e cultura organizacional
Os benefícios de ter um psicólogo organizacional na empresa são mais produtividade, redução de turnover, menos absenteísmo e mais motivação.
Contar com a plataforma de telessaúde MediQuo, para que seus colaboradores tenham acesso a profissionais da saúde de qualidade e online, como psicólogos.